Aprenda a utilizar os instrumentos corretos para um diagnóstico preciso!

O diagnóstico dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, como TDAH, TEA e Transtornos de Aprendizagem, exige conhecimento técnico e o uso adequado dos instrumentos de avaliação. Neste curso de extensão, especialistas renomados irão abordar os principais critérios diagnósticos e ferramentas utilizadas na prática clínica.

Coordenadores:

Profa. Dra. Monica C Miranda, Prof. Dr. Alexandre Serpa. 

INSCREVA-SE AGORA

Público-Alvo: Profissionais de Saúde e com conhecimentos básicos em Neuropsicologia


Diferenciais:

Aulas síncronas ao vivo para interação com os professores.

60 horas de formação especializada com enfoque prático.

Módulos exclusivos sobre TDAH, TEA, Altas Habilidades, Transtornos de Aprendizagem e muito mais!

Confira as datas:

Mês

Aulas

Mês

Abril

26 de Abril

09h às 12h às 13h às 16h

Maio

24 de Maio

09h às 12h às 13h às 16h

Junho

28 de Junho

09h às 12h às 13h às 16h

Julho

26 de Julho

09h às 12h às 13h às 16h

Agosto

9 de Agosto

09h às 12h às 13h às 16h

Agosto

30 de Agosto

09h às 12h às 13h às 16h

Setembro

27 de Setembro

09h às 12h às 13h às 16h

Outubro

18 de Outubro

09h às 12h às 13h às 16h

Novembro

8 de Novembro

09h às 12h às 13h às 16h

Dezembro

6 de Dezembro

09h às 12h às 13h às 16h

INSCREVA-SE AGORA

Confira a programação:

1- Entrevista investigativa inicial no processo de avaliação neuropsicológica: associação entre queixas cognitivas, comportamentais, sintomas clínicos e sinais neurológicos


Docente: Profa. Dra. Monica C. Miranda



Data: 26/04/2025


Conteúdo: A entrevista inicial geralmente segue um formato padrão, mas é nesse momento que, frente às queixas apresentadas, as hipóteses diagnósticas devem guiar a condução da entrevista. Serão discutidas, primeiramente, as bases da neuropsicologia do desenvolvimento na infância. Em seguida, abordaremos como realizar uma coleta detalhada de informações para as principais hipóteses, considerando antecedentes gestacionais/parto, desenvolvimento nos primeiros anos de vida, processo de alfabetização, dificuldades cognitivas, distúrbios sensoriais, domínio temporal, conceitual, hábitos, fatores emocionais e comportamentais, além das condições da família.

2- Diagnóstico do TDA/H


Docente: Profa. Dra. Monica C. Miranda



Data: 24/05/2025


Conteúdo: Características clínicas e a neuropsicologia do TDAH; diagnóstico diferencial do TDAH; como utilizar corretamente um protocolo de avaliação neuropsicológica para esse diagnóstico.

3- Diagnóstico dos Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem


Docente: Profa. Dra. Ana Manhani



Data: 28/06/2025


Conteúdo: Definição e caracterização do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL); critérios diagnósticos; relação com os Transtornos de Aprendizagem.

4- Diagnóstico dos Transtornos de Aprendizagem


Docente: Profa. Dra. Monica C. Miranda



Data: 27/07/2025


Conteúdo: Definições e classificações dos Transtornos de Aprendizagem; distinção entre Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos de Aprendizagem; características clínicas e definições dos principais transtornos de aprendizagem (transtorno de leitura, escrita, matemática e transtorno de aprendizagem não verbal); instrumentos para diagnóstico diferencial.

5- Diagnóstico das Deficiências Intelectuais relacionadas às Síndromes Genéticas e Malformativas


Docente: Profa. Dra. Larissa Salustiano


Data: 09/08/2025


Conteúdo: Identificação de sinais dismórficos que podem indicar síndromes genéticas; principais características clínicas da deficiência intelectual, associada ou não a síndromes genéticas; instrumentos para diferenciação desses quadros e a variedade de sintomas relacionados.

6- Diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo


Docente: Profa. Ma Andressa M Antunes


Data: 30/08/2025


Conteúdo: Serão abordadas as manifestações dos núcleos de dificuldades do TEA, a complexidade do perfil para auxiliar o diagnóstico diferencial. Os principais protocolos de avaliação já amplamente preconizadas na literatura cientifica.

7- Diagnóstico das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)


Docente: Profa. Dra. Patricia Rzezak


Data: 27/09/2025


Conteúdo: Compreensão do perfil multifacetado de crianças e adolescentes com AH/SD; diferentes expressões do comportamento e habilidades; dupla excepcionalidade; erros comuns no processo de avaliação e diagnóstico diferencial.

8- Diagnóstico nos Transtornos Neuropsiquiátricos


Docente: Profa. Dra. Cristiana Rocca


Data: 18/10/2025


Conteúdo: Compreensão aprofundada das relações entre pressupostos teóricos e práticos da neuropsicologia nos transtornos mentais; análise do funcionamento cognitivo, emocional e comportamental em diferentes condições psicopatológicas; avaliação de comportamentos para intervenção adequada.

9- Diagnóstico das Lesões Cerebrais com e sem Epilepsias


Docente: Profa. Dra. Monica C. Miranda


Data: 08/11/2025


Conteúdo: Definição e características de lesões congênitas não progressivas (infecções congênitas, displasias e malformações cerebrais, anóxia perinatal, infecções intrauterinas, entre outras) e adquiridas (traumatismo cranioencefálico - TCE, acidente vascular cerebral - AVC, neoplasias); características neuropsicológicas; protocolos de avaliação interdisciplinar nos principais quadros de lesão cerebral na infância e sua relação com quadros epilépticos.

10- Elaboração de Laudos


Docente: Profa. Dra. Monica C. Miranda


Data: 06/12/2025


Conteúdo: Discussão sobre a recente Resolução do Conselho Federal de Psicologia e o Manual de Neuropsicologia, ambos do CFP, abordando a elaboração de relatórios e laudos e suas diferenças. Orientações sobre como elaborar um laudo de avaliação neuropsicológica na infância e adolescência seguindo princípios técnicos e éticos. Recomendações para encaminhamentos e orientações.

📆 Início: 26 de abril de 2025

💰 Valor promocional até 24/03: R$ 1.999,00 à vista ou 8x de R$ 249,88

🖥️ Formato: Online, com aulas mensais aos sábados

🔗 Garanta sua vaga agora!

INSCREVA-SE AGORA
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.