O diagnóstico dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, como TDAH, TEA e Transtornos de Aprendizagem, exige conhecimento técnico e o uso adequado dos instrumentos de avaliação. Neste curso de extensão, especialistas renomados irão abordar os principais critérios diagnósticos e ferramentas utilizadas na prática clínica.
Profa. Dra. Monica C Miranda, Prof. Dr. Alexandre Serpa.
Público-Alvo: Profissionais de Saúde e com conhecimentos básicos em Neuropsicologia
Diferenciais:
✅ Aulas síncronas ao vivo para interação com os professores.
✅ 60 horas de formação especializada com enfoque prático.
✅ Módulos exclusivos sobre TDAH, TEA, Altas Habilidades, Transtornos de Aprendizagem e muito mais!
Mês
Aulas
Mês
Abril
26 de Abril
09h às 12h às 13h às 16h
Maio
24 de Maio
09h às 12h às 13h às 16h
Junho
28 de Junho
09h às 12h às 13h às 16h
Julho
26 de Julho
09h às 12h às 13h às 16h
Agosto
9 de Agosto
09h às 12h às 13h às 16h
Agosto
30 de Agosto
09h às 12h às 13h às 16h
Setembro
27 de Setembro
09h às 12h às 13h às 16h
Outubro
18 de Outubro
09h às 12h às 13h às 16h
Novembro
8 de Novembro
09h às 12h às 13h às 16h
Dezembro
6 de Dezembro
09h às 12h às 13h às 16h
Confira a programação:
1- Entrevista investigativa inicial no processo de avaliação neuropsicológica: associação entre queixas cognitivas, comportamentais, sintomas clínicos e sinais neurológicos
Docente: Profa. Dra. Monica C. Miranda
Data: 26/04/2025
Conteúdo: A entrevista inicial geralmente segue um formato padrão, mas é nesse momento que, frente às queixas apresentadas, as hipóteses diagnósticas devem guiar a condução da entrevista. Serão discutidas, primeiramente, as bases da neuropsicologia do desenvolvimento na infância. Em seguida, abordaremos como realizar uma coleta detalhada de informações para as principais hipóteses, considerando antecedentes gestacionais/parto, desenvolvimento nos primeiros anos de vida, processo de alfabetização, dificuldades cognitivas, distúrbios sensoriais, domínio temporal, conceitual, hábitos, fatores emocionais e comportamentais, além das condições da família.
2- Diagnóstico do TDA/H
Docente: Profa. Dra. Monica C. Miranda
Data: 24/05/2025
Conteúdo: Características clínicas e a neuropsicologia do TDAH; diagnóstico diferencial do TDAH; como utilizar corretamente um protocolo de avaliação neuropsicológica para esse diagnóstico.
3- Diagnóstico dos Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem
Docente: Profa. Dra. Ana Manhani
Data: 28/06/2025
Conteúdo: Definição e caracterização do Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL); critérios diagnósticos; relação com os Transtornos de Aprendizagem.
4- Diagnóstico dos Transtornos de Aprendizagem
Docente: Profa. Dra. Monica C. Miranda
Data: 27/07/2025
Conteúdo: Definições e classificações dos Transtornos de Aprendizagem; distinção entre Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos de Aprendizagem; características clínicas e definições dos principais transtornos de aprendizagem (transtorno de leitura, escrita, matemática e transtorno de aprendizagem não verbal); instrumentos para diagnóstico diferencial.
5- Diagnóstico das Deficiências Intelectuais relacionadas às Síndromes Genéticas e Malformativas
Docente: Profa. Dra. Larissa Salustiano
Data: 09/08/2025
Conteúdo: Identificação de sinais dismórficos que podem indicar síndromes genéticas; principais características clínicas da deficiência intelectual, associada ou não a síndromes genéticas; instrumentos para diferenciação desses quadros e a variedade de sintomas relacionados.
6- Diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo
Docente: Profa. Ma Andressa M Antunes
Data: 30/08/2025
Conteúdo: Serão abordadas as manifestações dos núcleos de dificuldades do TEA, a complexidade do perfil para auxiliar o diagnóstico diferencial. Os principais protocolos de avaliação já amplamente preconizadas na literatura cientifica.
7- Diagnóstico das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)
Docente: Profa. Dra. Patricia Rzezak
Data: 27/09/2025
Conteúdo: Compreensão do perfil multifacetado de crianças e adolescentes com AH/SD; diferentes expressões do comportamento e habilidades; dupla excepcionalidade; erros comuns no processo de avaliação e diagnóstico diferencial.
8- Diagnóstico nos Transtornos Neuropsiquiátricos
Docente: Profa. Dra. Cristiana Rocca
Data: 18/10/2025
Conteúdo: Compreensão aprofundada das relações entre pressupostos teóricos e práticos da neuropsicologia nos transtornos mentais; análise do funcionamento cognitivo, emocional e comportamental em diferentes condições psicopatológicas; avaliação de comportamentos para intervenção adequada.
9- Diagnóstico das Lesões Cerebrais com e sem Epilepsias
Docente: Profa. Dra. Monica C. Miranda
Data: 08/11/2025
Conteúdo: Definição e características de lesões congênitas não progressivas (infecções congênitas, displasias e malformações cerebrais, anóxia perinatal, infecções intrauterinas, entre outras) e adquiridas (traumatismo cranioencefálico - TCE, acidente vascular cerebral - AVC, neoplasias); características neuropsicológicas; protocolos de avaliação interdisciplinar nos principais quadros de lesão cerebral na infância e sua relação com quadros epilépticos.
10- Elaboração de Laudos
Docente: Profa. Dra. Monica C. Miranda
Data: 06/12/2025
Conteúdo: Discussão sobre a recente Resolução do Conselho Federal de Psicologia e o Manual de Neuropsicologia, ambos do CFP, abordando a elaboração de relatórios e laudos e suas diferenças. Orientações sobre como elaborar um laudo de avaliação neuropsicológica na infância e adolescência seguindo princípios técnicos e éticos. Recomendações para encaminhamentos e orientações.
📆 Início: 26 de abril de 2025
💰 Valor promocional até 24/03: R$ 1.999,00 à vista ou 8x de R$ 249,88
🖥️ Formato: Online, com aulas mensais aos sábados
🔗 Garanta sua vaga agora!