Instrumento de Avaliação Neuropsicológica que utiliza tecnologia de realidade virtual para avaliar, de forma precisa e inovadora, funções cognitivas como atenção, impulsividade, atividade motora, funções executivas e memória em crianças, adolescentes e adultos.
Avaliações neuropsicológicas com Realidade Virtual: Proporciona uma experiência única e imersiva, utilizando realidade virtual para simular situações da vida real (o que torna as avaliações mais precisas e com maior validade ecológica)
Resultados instantâneos e relatórios detalhados: Redução do tempo de diagnóstico com relatórios imediatos, gráficos e explicações claras, facilitando o acompanhamento contínuo, e personalizado, dos pacientes ao longo do tempo.
Avaliação multissensorial: Integra estímulos visuais e auditivos, permitindo uma análise abrangente de múltiplos construtos neuropsicológicos (atenção, memória, funções executivas) em um único teste, ideal para diagnosticar uma variedade de condições como TDAH, ansiedade e depressão.
Engajamento maior e qualidade de dados: A interação com a plataforma é divertida e envolvente para os pacientes, o que gera maior colaboração e qualidade nos dados e permite diagnósticos mais precisos e personalizados.
Aquarium é um teste para a avaliação dos processos atencionais e da memória de trabalho em adultos, com uma versatilidade de aplicação tanto em processos patológicos quanto em processos normais e transitórios. No Aquarium, são realizadas duas tarefas diferentes de desempenho contínuo (CPT), incluindo tarefas de dupla execução.e dupla execução.
Todas as tarefas tiveram pontuação superior a 0,9 (0,927; 0,926; 929).
Tarefa 1: Execução dupla 0,975
Tarefa 2: Execução dupla + interferência 0,968
Qualidade da representação do conteúdo e validade convergente classificadas como Excelente.
Previu significativamente os sintomas de TDAH atuais e retrospectivos.
Aquarium pode ser aplicado em pessoas de 16 a 90 anos de idade. A normativa é representativa, com uma amostra de 1.469 pessoas.ativa é representativa, com uma amostra de 1.469 pessoas.
A duração do teste é variável, geralmente variando de 18 a 22 minutos.
A realidade virtual nos permite aumentar a validade ecológica, diminuir o viés do avaliador e da administração, e causar uma imersão real, aumentando a motivação e diminuindo falsos negativos.
Há a possibilidade da aplicação em patologias e identificação de características afetadas – por exemplo, em casos de depressão, também é observada uma lentidão no processamento de informações. Por outro lado, em transtornos de ansiedade, a memória de trabalho também está comprometida. O Nesplora Aquarium permite monitorar e observar mudanças no perfil cognitivo da pessoa avaliada.
Além de depressão e ansiedade, é possível: verificar TDAH, transtornos alimentares, transtorno bipolar, esquizofrenia e outros transtornos psicóticos; monitorar a reabilitação de lesão cerebral adquirida; avaliar elementos do perfil cognitivo de pessoas com doenças neurodegenerativas e com comprometimento cognitivo leve e demências.
Aquarium é o teste mais sensível, preciso e específico para a detecção de processos atencionais em adultos. Ele possui excelente poder diagnóstico e discriminatório, sem efeito teto ou chão, e com alto valor preditivo e confiabilidade.reditivo e confiabilidade.
Os testes de correlação (e suas respectivas médias) realizados foram: o teste Caras, com uma média de 0,835, o teste D-2, com uma média de 0,754; o Conners CPT (1995), com uma média de 0,773; e o EDAH, com uma média entre 0,406 e 0,544 na variável desatenção.
Participantes com sintomas baixos (N = 41) e elevados (N = 41) de depressão e ansiedade, que completaram um teste de desempenho contínuo onde tinham que responder a estímulos (espécies de peixes) em um aquário virtual, além de testes em papel e lápis e testes computadorizados. O desempenho dos participantes no Nesplora Aquarium foi positivamente associado com medidas clássicas de atenção e inibição, e previu efetivamente sintomas de depressão e ansiedade além das medidas cognitivas tradicionais, como velocidade psicomotora, funcionamento executivo e amplitude da memória de trabalho espacial. Assim, a VR é uma alternativa segura, agradável, eficaz e mais ecológica para a avaliação da atenção e inibição em indivíduos com sintomas elevados de ansiedade e depressão. e depressão.
Aula é um teste para a avaliação dos processos atencionais em crianças de 6 a 16 anos. Ele pode avaliar a atenção sustentada e seletiva, atenção visual e auditiva, impulsividade, atividade motora, distratibilidade, tempo de reação e qualidade do foco atencional. O teste Aula combina estímulos auditivos e visuais em um ambiente virtual com distrações comuns de uma sala de aula, proporcionando validade ecológica à avaliação e aumentando a cooperação – isso significa que está o mais próximo possível de avaliar a criança em seu ambiente real, maximizando a validade externa do teste. A imersão proporcionada pela Realidade Virtual, com controle cuidadoso e validado das variáveis, torna o ambiente equilibrado e capaz de medir variações mínimas em várias áreas cognitivas, favorecendo a diferenciação de subtipos e o melhor tratamento subsequente.
Os dados normativos do Aula são publicados no prestigioso Journal of Attention Disorders, um dos principais jornais do mundo na pesquisa de transtornos de atenção.
.96 acertos auditivos
.97 acertos totais
.96 acertos visuais
.98 acertos em X (paradigma Go)
.97 acertos em NoX (paradigma No Go)
Qualidade da representação do conteúdo e validade convergente classificadas como Excelente.
O Aula identifica corretamente crianças com TDAH em 95,2% dos casos e descarta corretamente aquelas que não apresentam TDAH em 91,9% dos casos.
Previu significativamente os sintomas de TDAH atuais e retrospectivos.
Aula pode ser aplicado em crianças de 6 a 16 anos de idade. A normativa é representativa, com uma amostra de 1.326 crianças (meninos e meninas).
A duração do teste é variável, geralmente variando de 18 a 22 minutos.
A realidade virtual nos permite aumentar a validade ecológica, diminuir o viés do avaliador e da administração, e causar uma imersão real, aumentando a motivação e diminuindo falsos negativos.
Há a possibilidade da aplicação em patologias e identificação de características afetadas. O teste Nesplora Aula nos permite analisar o perfil de atenção da criança, adaptar, acompanhar e monitorar o tratamento, o que beneficia acompanhamentos e avaliações de pacientes com ansiedade. Crianças com problemas de comportamento e de habilidades sociais têm, aqui, o perfil atencional, a gestão de impulsos e a atividade motora identificados, para que a intervenção seja feirade forma mais eficaz, adaptando-se a esse perfil específico e, assim, melhorando problemas comportamentais e habilidades sociais, sejam eles devido à impulsividade ou a um déficit atencional. Em crianças com problemas de leitura e escrita, pode ajudar a detectar se trata-se de um problema de leitura-escrita ou um problema atencional e fornecer dados confiáveis e objetivos para o diagnóstico diferencial, assim como com dificuldades de aprendizagem, avaliação neuropsicológica completa e lesão cerebral.
AULA é o teste mais sensível, preciso e específico para a detecção de TDAH em crianças, com alta consistência interna. Ele possui excelente poder diagnóstico e discriminatório, sem efeito teto ou chão, e com alto valor preditivo e de confiabilidade, bem como alta validade convergente com o Teste de Caras, Conners CPT, EDAH, critérios do DSM e d2. Devido a ambientação e imersão, pode-se olhar para além do resultado da aplicação, observar o comportamento do paciente e complementar a avaliação e precisão do diagnóstico de TDAH.
Os testes de correlação (e suas respectivas médias) realizados foram: o teste Caras, com uma média de 0,835; o teste D-2, com uma média de 0,754; o Conners CPT (1995), com uma média de 0,773; e o EDAH com uma média entre 0,406 e 0,544 na variável desatenção.
Areces, et al., (2018b) analisou 117 pacientes, 90 do sexo masculino e 27 do sexo feminino, todos diagnosticados com TDAH, para verificar se o Nesplora Aula distinguia entre os subtipos hiperativo.
O Attention Kids Aula School é uma opção de resultado que pode ser obtido através da aplicação do Attention Kids Aula.
O Attention Kids Aula School oferece estratégias adaptadas para cada criança, ajudando a otimizar o processo de aprendizagem de acordo com seu perfil atencional. Ele permite avaliar e monitorar tanto crianças com dificuldades de aprendizado quanto aquelas com altas habilidades, além de contribuir para prevenir o bullying ao promover a inclusão e a compreensão das diferenças individuais.
Ice Cream é um teste para a avaliação das funções executivas em pessoas acima de 8 anos de idade. As funções executivas podem ser avaliadas em um ambiente virtual, com elementos do cotidiano que fornecem validade ecológica à avaliação e aumentam a cooperação – isso significa estar o mais próximo possível de avaliar a pessoa em seu ambiente real, submetendo-a a uma tarefa em que o planejamento, a flexibilidade cognitiva e a memória são testados, o que maximiza a validade externa e ecológica do teste.
É a capacidade de realizar ensaios mentais de possíveis soluções e suas consequências antes de tentar resolvê-las.
A habilidade de registrar, codificar, manter e manipular informações.
A velocidade com a qual a informação é compreendida, entendida e começada a ser respondida.
A capacidade do nosso cérebro de adaptar nosso comportamento e pensamento a novas situações, mudanças ou circunstâncias inesperadas.
Todas as principais variáveis do teste apresentam um excelente resultado para o coeficiente *Omega* de McDonald, obtendo uma confiabilidade entre 97% e 85%.
Conclui-se que as variáveis definem bem os construtos e determinam a validade e a confiabilidade das escalas do teste de forma excelente.
Estudos estão sendo realizados atualmente com populações com TEA, doenças neurodegenerativas e convergência com QI.
Ice Cream pode ser aplicado em pessoas de 8 a 80 anos de idade. A normativa é representativa, com uma amostra de 1.240 pessoas.
A duração do teste é variável, geralmente variando de 24 a 32 minutos.
A realidade virtual nos permite aumentar a validade ecológica, diminuir o viés do avaliador e da administração, e causar uma imersão real, aumentando a motivação e diminuindo falsos negativos.
O teste vai além dos dados quantitativos, permitindo também uma análise qualitativa, o que possibilita uma avaliação mais profunda da aprendizagem significativa. Dessa forma, o Ice Cream se torna uma ferramenta proposital, fornecendo informações valiosas para o diagnóstico de disfunções executivas e lesões ou patologias no lobo frontal. Em breve, o teste também incluirá uma medida do potencial de aprendizagem.
Ice Cream é o teste mais sensível, preciso e específico para a avaliação das funções executivas, sem efeito teto ou chão e com alto valor preditivo e confiabilidade.
Confiabilidade
Ice Cream apresenta certas características especiais que, em alguns aspectos, o aproximam de um tipo de teste 'adaptativo', pois o tempo de apresentação entre os estímulos, sua frequência, etc., depende da sequência de respostas dadas pela pessoa. Em muitos aspectos, pode-se dizer que o sujeito pode, de fato, estar respondendo a um 'teste diferente'. Apesar de melhorar consideravelmente a validade ecológica do teste e sua eficácia real, torna difícil estimar a confiabilidade de todas as escalas medidas, pelo menos no que é tradicionalmente entendido como o coeficiente de confiabilidade de um teste. Portanto, é possível estimar apenas a confiabilidade clássica das escalas significativas, que variam entre 0,85 e 0,97.
A avaliação das funções executivas é um aspecto central da avaliação neuropsicológica. Para uma avaliação confiável, a estratégia tradicional, seguida da avaliação das funções executivas, tem sido a sua atomização em diferentes subprocessos cognitivos. No entanto, na prática clínica, muitas vezes é artificial dividir um processo cognitivo global e complexo como esse em um número infinito de subcomponentes relacionados. Assim, os testes projetados de acordo com esse paradigma muitas vezes têm pouco valor para procedimentos clínicos (diagnóstico, design de reabilitação) devido à sua baixa correspondência com a realidade clínica do sujeito ou paciente. Os objetivos deste artigo são revisar o conceito de validade ecológica aplicada à avaliação das funções executivas e revisar criticamente a avaliação das funções executivas usando paradigmas de multitarefa como meio de aumentar a validade ecológica e o valor preditivo do desempenho funcional do sujeito.
As funções executivas abrangem um amplo conjunto de funções autorregulatórias que permitem o controle, organização e coordenação de outras funções cognitivas, respostas emocionais e comportamentos. A abordagem tradicional para a avaliação dessas funções, tipicamente feita por meio de testes neuropsicológicos em papel e lápis, pode mostrar alguns pacientes com desempenho melhor do que o esperado ou dentro dos limites normais, mas observam dificuldades na vida cotidiana. Essas discrepâncias sugerem que os testes neuropsicológicos clássicos podem não reproduzir adequadamente a complexidade e a natureza dinâmica das situações da vida real. Desenvolvimentos recentes no campo da realidade virtual oferecem opções interessantes na avaliação neuropsicológica de muitos processos cognitivos. A realidade virtual reproduz ambientes tridimensionais com os quais o paciente interage dinamicamente, com uma sensação de imersão no ambiente semelhante à presença e exposição a um ambiente real. Além disso, a apresentação desses estímulos, bem como de distratores ou outras variáveis, pode ser sistematicamente controlada. Além disso, podem ser obtidas respostas mais consistentes e precisas, permitindo uma análise detalhada dessas respostas. Esta revisão mostra os problemas atuais da avaliação neuropsicológica das funções executivas e os últimos avanços para alcançar maior precisão e validade na avaliação por meio de tecnologias inovadoras e realidade virtual, com menção especial a alguns desenvolvimentos realizados na Espanha.
É um teste para a avaliação das funções de memória em pessoas com mais de 12 anos de idade. As funções de memória podem ser avaliadas em um ambiente virtual que proporciona validade ecológica e aumenta a cooperação. Isso significa que o teste é o mais próximo possível de avaliar a pessoa em seu ambiente real, submetendo-a a uma tarefa na qual são testadas a memória imediata, a memória de curto e longo prazo e o reconhecimento, o que maximiza a validade externa e ecológica do teste.
O SUITE pode ser aplicado a pessoas de 12 a 90 anos de idade. A norma é representativa, com uma amostra de 676 pessoas.
A duração do teste é variável, geralmente variando de 20 a 23 minutos, com uma segunda parte para a avaliação da memória de longo prazo.
A realidade virtual permite aumentar a validade ecológica, diminuir o viés do avaliador e da administração, e promove uma imersão real, aumentando a motivação e reduzindo os falsos negativos.
Todas as principais variáveis do teste apresentam um excelente resultado para o coeficiente Omega de McDonald, com uma confiabilidade entre 95% e 89%.
Conclui-se que as variáveis definem bem os construtos e determinam a validade e a confiabilidade das escalas do teste de maneira excelente.
Sensibilidade
Estudos com populações específicas, doenças neurodegenerativas e com outros testes convergentes estão atualmente em andamento.
A realidade virtual nos permite aumentar a validade ecológica, diminuir o viés do avaliador e da administração, e causar uma imersão real, aumentando a motivação e diminuindo falsos negativos.
A estrutura do teste foi projetada para avaliar de maneira integrada os aspectos de memória e aprendizagem, facilitando a realização de diagnósticos diferenciais. Além disso, o teste permite identificar pontos críticos da memória que podem necessitar de atenção especial, promovendo uma abordagem multiprofissional e contribuindo para um direcionamento mais eficaz no tratamento dos pacientes.
A Nesplora Suite é o teste mais sensível, preciso e específico para a avaliação da memória. Embora efeitos de teto sejam obtidos em algumas variáveis no desempenho dos sujeitos, considera-se que a prioridade do teste é a detecção de indivíduos com alguma disfunção nos domínios cognitivos medidos. Portanto, esses efeitos não são relevantes. De modo geral, conclui-se, a partir dos dados apresentados, que as variáveis definem bem o construto e determinam a validade e a confiabilidade das escalas do teste de maneira excelente.
A Nepslora Suite possui certas características especiais que, em alguns aspectos, o aproximam de um teste do tipo "adaptativo", já que o tempo de apresentação entre estímulos, sua frequência etc., dependem da sequência de respostas dadas pela pessoa. Em muitos aspectos, pode-se dizer que o sujeito pode, de fato, estar respondendo a um teste "diferente". Apenar de melhorar consideravelmente a validade ecológica do teste e sua eficácia real, torna difícil, no entanto, estimar a confiabilidade de todas as escalas medidas, pelo menos no que tradicionalmente se entende como coeficiente de confiabilidade de um teste. Portanto, é possível estimar a confiabilidade clássica apenas para as escalas significativas, que variam entre 0,89 e 0,95.
Cinco grupos etários foram encontrados para obter as escalas. Diferenças foram encontradas entre homens e mulheres nas variáveis analisadas entre as idades de 13-26 e 45-58. A extração desses grupos e as diferenças por sexo são compatíveis com achados anteriores na literatura.
A memória humana é um sistema cognitivo complexo cuja estreita relação com as funções executivas faz com que, em muitas ocasiões, um déficit de memória leve a dificuldades em trabalhar com conteúdo corretamente armazenado. Testes de memória tradicionais, que se concentram mais no armazenamento de informações do que em seu processamento, podem ser insensíveis tanto ao funcionamento diário dos sujeitos quanto às mudanças causadas por programas de reabilitação. Na avaliação da memória, há abundante evidência da necessidade de aprimorar a memória por meio de testes que ofereçam maior validade ecológica, com informações que possam ser apresentadas em várias modalidades sensoriais e que ocorram simultaneamente, como na vida real, com a presença gradual e controlada de distratores. A realidade virtual reproduz ambientes tridimensionais com os quais o paciente interage de forma dinâmica, com uma sensação de imersão no ambiente semelhante à presença e exposição a um ambiente real, e nos quais a apresentação desses estímulos, distratores e outras variáveis pode ser controlada sistematicamente. Esta revisão tem como objetivo explorar a trajetória da avaliação neuropsicológica da memória baseada em ambientes de realidade virtual, e revisa os testes existentes para a avaliação da aprendizagem, memória prospectiva, episódica e espacial, bem como as tentativas mais recentes de uma avaliação abrangente de todos os componentes da memória.